O processo da avaliação do biénio 2021-2022 e da contratualização dos parâmetros do desempenho para o biénio 2023-2024 estabelecido no SIADAP está em marcha. E, por isso, os Dirigentes da Administração Pública Central e Local sabem que precisam de estar apetrechados com as competências e as ferramentas que lhes permitam responder aos desafios que este instrumento de Gestão de Desempenho coloca.
Para ajudar os Organismos e Serviços a cumprirem e executarem de forma eficiente e eficaz estas atividades preparámos o “Ciclo Formativo SIADAP” com três webinares muito práticos, com facilitação e dinamização de Consultora especializada muito sénior e com profunda experiência junto da Administração Pública Central e Local.
- SIADAP, Objetivos e Indicadores, 7 horas, nos dias 12 e 13 de janeiro, 09.30 – 13.00 hrs
- Gestão do Desempenho – A Avaliação e a Contratualização, 9 horas, nos dias 23, 24 e 25 de janeiro, 14.30 – 17.30 hrs
- SIADAP, Boas Práticas, 7 horas, nos dias 23 e 24 de fevereiro, 09.30 – 13.00 hrs
Os intervenientes e responsáveis da Administração Pública com competências no âmbito do SIADAP podem agora escolher participar nos três webinares deste Ciclo ou optarem apenas por aquele(s) que pretendem, em função das suas necessidades específicas.
Os três webinares deste Ciclo de Formação sobre o SIADAP são realizados online na plataforma Zoom e tratam os seguintes conteúdos:
- SIADAP, Objetivos e Indicadores, aborda os fundamentos da gestão por objetivos, discute as práticas e a consistência dos processos da avaliação do desempenho no âmbito do SIADAP, bem como a forma de evitação dos erros mais frequentes na formulação de objetivos.
- Gestão do Desempenho – A Avaliação e a Contratualização, dá a conhecer as ações a realizar para um adequado planeamento estratégico da reunião de avaliação e contratualização, identifica os aspetos críticos na definição dos objetivos e a seleção dos respetivos indicadores, demonstra como gerir o desempenho com base em competências e treina os participantes para saberem como conduzir taticamente a reunião de avaliação e contratualização.
- SIADAP, Boas Práticas, explicita os aspetos sensíveis do processo de avaliação de desempenho em conformidade com o SIADAP, clarifica os aspetos críticos no apuramento dos resultados, nomeadamente os elementos probatórios ao nível dos objetivos, mas também das competências e sublinha ainda a importância da autoavaliação na demonstração da responsabilização e da proatividade, bem como o que fazer para preparar as reuniões – as intercalares e a final – de avaliação e para potenciar a participação e o envolvimento de todos os intervenientes.